terça-feira, 13 de abril de 2010

Nós teremos fome do que nos alimenta

A fome é o elemento principal pelo qual nós iremos ou não buscar a Deus. Deste modo deveremos ter em mente que nós temos total controle do nosso apetite, não Deus. Quais apetites e anseios nós iremos desenvolver? Por que muitos crentes têm um relacionamento superficial com Deus? Por que eles não procuram um profundo e mais consistente relacionamento com Ele? O que iria os acender e fazê-los responder a seu chamado para se aproximarem? A fome e a sede de conhecê-lo.
Davi clamou:


“A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo:
Quando irei e me verei perante a face de Deus?
As minhas lágrimas tem sido meu alimento dia e noite;
Enquanto me dizem continuamente;
O teu Deus onde está?
Lembro-me destas coisas;
E dentro de mim se me derrama a alma.” (Sl. 42.2.4)


“Lembro-me”(zacar), em hebraico que quer dizer “reter no pensamento”. O dicionário VINE diz que essa palavra grega em inglês, significa: “Mais do que recordar”.
Isso de fato mostra a fome insaciável que Davi tinha por Deus. Essa fome faz com que venhamos a nos achegar a Deus sem olhar para os obstáculos que enfrentaremos.


Oração equivocada - Muitos oram, “Senhor aumenta minha fome por Ti”. Ainda assim isto não é correto. Somos nós que determinamos nossa fome, não Ele.

“A alma farta pisa em favo de mel, mais à alma faminta todo amargo é doce.” (Pv. 27.7)

Se nossa alma estiver cheia de entretenimentos, prazeres e desejos deste mundo , com certeza ela irá desprezar o doce favo da amizade de Deus. Se ela está sobrecarregada pelos desejos desta vida, podemos até não desprezar a comunhão com Deus, mais pegaremos bem mais leve. O volume das coisas do mundo em nós determina a nossa resposta para o chamado que Ele nos faz. É como quando comemos uma comida e ficamos satisfeitos. Se vamos a um lugar onde a comida é muito superior, não importa a qualidade da comida, não sentimos a mínima vontade de comer.


Exemplo de Davi - Davi foi um homem de muitos servos e riquezas. Entregou para seu filho Salomão quatro mil toneladas(100.000 talentos) de ouro, quarenta mil toneladas de prata, e bronze e ferro em tal abundância, que nem foram pesados (1 Cr 22.14). Mesmo assim, Davi se descreve em salmos:

“Inclina, Senhor, os ouvidos e reponde-me, pois estou aflito e [pobre] necessitado” (Sl 86.1).

Declarou-se pobre e necessitado! E ele não podia estar sendo político com Deus, pois estava sendo inspirado por Ele. Davi estava cativado pela fome divina, completamente desesperado por intimidade com Deus. Ele nunca deixou que suas riquezas saciassem o apetite de sua alma (Sl.42.3).

Uma palavra aos pastores - “Por isso, como é o povo, assim é o sacerdote; castigá-lo-ei pelo seu procedimento e lhe darei o pago de suas obras”. (Oséias 4.9).
Podemos facilmente dizer: “Como é o Pastor assim é o povo” – se falta paixão ao Pastor, o povo é indiferente também.

Termômetro espiritual - Recaídas não começam quando estamos enrolados em pecados etc. Recaídas começam quando nos achamos indiferentes às escrituras e coisas de Deus, acontecem quando estamos mais atraídos pelas coisas naturais do que as coisas de Deus.
A fome é seu termômetro espiritual. Um sinal de enfermidade espiritual é a falta de apetite pelas coisas de Deus. A fome pela palavra e presença de Deus é sinal de saúde espiritual.


Guardando o que é mais precioso - “Sobre tudo que se deve guardar, guarda o coração”.(Pv. 4.23)
Não há nada mais importante para nós guardarmos, prestarmos atenção ou protegermos. As pessoas guardam aquilo que consideram ter mais valor para elas. E Deus diz que o que temos de mais precioso na terra são nossos corações. A partir daí saberemos reconhecer o espírito do mundo que está em inimizade com o Espírito Santo.

Quais cuidados, desejos, e prazeres que você está mais vulnerável? Como eles podem diminuir sua fome pelo “doce favo de mel” da amizade de Deus? Como você avalia seu apetite espiritual? Satisfeito? Faminto? Indiferente? Quais os passos você pode dar hoje para guardar seu coração? Existe alguma “porcaria” espiritual em sua dieta que precisa ser eliminada?

“Porque Ele sacia o sedento e satisfaz plenamente o faminto”. (Sl. 107.9)


Rafael Maroun.

rafaelmaroun@hotmail.com

www.rafaelmaroun.wordpress.com

0 comentários:

Postar um comentário