domingo, 15 de novembro de 2009

Nossa vontade x Vontade do Senhor

Ageu 1:1-11
1 “No segundo ano do rei Dario, no sexto mês, no primeiro dia do mês, veio a palavra do SENHOR, por intermédio do profeta Ageu, a Zorobabel, filho de Salatiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, dizendo: 2 Assim fala o SENHOR dos Exércitos: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a Casa do SENHOR deve ser edificada. 3 Veio, pois, a palavra do SENHOR, por intermédio do profeta Ageu, dizendo: 4 Acaso, é tempo de habitardes vós em casas apaineladas, enquanto esta casa permanece em ruínas? 5 Ora, pois, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai o vosso passado. 6 Tendes semeado muito e recolhido pouco; comeis, mas não chega para fartar-vos; bebeis, mas não dá para saciar-vos; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o para pô-lo num saquitel furado. 7 Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai o vosso passado. 8 Subi ao monte, trazei madeira e edificai a casa; dela me agradarei e serei glorificado, diz o SENHOR. 9 Esperastes o muito, e eis que veio a ser pouco, e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu com um assopro o dissipei. Por quê? -diz o SENHOR dos Exércitos; por causa da minha casa, que permanece em ruínas, ao passo que cada um de vós corre por causa de sua própria casa. 10 Por isso, os céus sobre vós retêm o seu orvalho, e a terra, os seus frutos. 11 Fiz vir a seca sobre a terra e sobre os montes; sobre o cereal, sobre o vinho, sobre o azeite e sobre o que a terra produz, como também sobre os homens, sobre os animais e sobre todo trabalho das mãos.”


Este texto, mais uma vez, nos prova a paciência de Deus em direcionar o povo ao centro de Sua vontade. Quando Israel foi liberto do império babilônico, o povo voltou à sua terra, começando assim a construir suas próprias casas. Mas o que há de errado nisso? O povo precisava de casas para morar, assim como eu e você, não é? Sim. Mas, a coisa certa, no tempo errado, é a coisa errada. O povo corria atrás de seus próprios sonhos e interesses, mas a Casa de Deus ainda estava em ruínas! Era tempo de edificação da Casa do Senhor, e não de suas próprias casas.

Às vezes nos perguntamos: “-Por que nada que eu planejo dá certo?” ou: “-Só comigo que as coisas não acontecem?” Você já parou pra pensar que talvez não seja o tempo de Deus em sua vida?
“Tendes semeado muito e colhido pouco; comeis, mas não chega para fartar-vos; bebeis, mas não dá para saciar-vos; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o para pô-lo num saquitel furado.” Ag.1:6


Devemos edificar a Casa do Senhor. Quem é a casa de Deus? Somos nós. Devemos correr atrás de fazer a vontade d’Ele, não a nossa. Devemos estar em contato com Ele. “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Mt 6:33. Então, façamos o seguinte: vamos edificar a Casa de Deus? Que o nosso caráter não permaneça em ruínas! Somos templo do Espírito Santo. Devemos nos arrepender de nossos pecados, trazê-los à luz, e não pecar mais! Edificar-nos. Entregar nossos sonhos a Deus, e dizer: “-Senhor, faça com isto o que quiser! Seja feita a tua vontade, não a minha.” O que importa, é a vontade do Pai. Ele é quem sabe o que é melhor para nós.
Que o Espírito Santo fale ao seu coração.

Daniel Giga
dansus90@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário